20 October 2014

Mãos à Obra!


"Este livro é sobre criatividade, gratificação e independência. 
Sobre saberes antigos adaptados à vida presente. 
Sobre descoberta e imaginação. 
Este livro é sobre coisas feitas à mão."

É assim que começa "Mãos à Obra!", o meu livro com a Marcador, que vai ser lançado amanhã em Portugal. Escrevo estas palavras com um aperto no estômago — sinto uma enorme alegria mas também uma boa dose de nervosismo. Um livro! Escrevi um livro!

Fui desafiada a escrevê-lo há dois anos e trabalhei nele com muito entusiasmo e afinco. Tentei ser criativa nos projectos, perfeita nos acabamentos e rigorosa nas explicações. A Marcador fez um excelente trabalho de design, paginação e revisão (escrevi o livro "à antiga" mas os textos foram todos revistos conforme o novo acordo ortográfico). As fotografias foram tiradas pelo Tiago e por mim em três países diferentes. Quando assinei o contrato, o Rodrigo era um bebé de colo e ei-lo agora, um rapazinho com quase 3 anos! Escrevi e fotografei parte do livro já com o Pedro na minha barriga, e revi provas nos intervalos das sestas. 

O blog foi o ponto de partida, mas o livro é muito mais do que o blog. Tem quase 50 projectos de costura, culinária, jardinagem e decoração e o tema subjacente é a casa. No capítulo introdutório fiz um apanhado das minhas opiniões e convicções a respeito deste estilo de vida que escolhi e estabeleci as bases para as diferentes matérias do livro. Há muito tempo que não escrevia tão intensamente — foi uma oportunidade óptima para repensar as minhas escolhas e tentar transmitir-vos aquilo em que acredito.

O livro está dividido em quatro partes: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Já sabem que sou grande adepta de tirar o maior partido das estações do ano e fazer o possível por torná-las especiais. Ao tornar os nossos dias especiais, estamos a tornar a nossa vida especial. Não pretendo que nos tornemos todas meninas prendadas — longe disso! —; o meu objectivo é descomplicar estes assuntos e ajudar a desfazer o mito de que a criatividade é uma qualidade inata, que é concedida apenas a algumas pessoas.  

Quantas vezes ouvimos dizer "não tenho jeito de mãos" ou "não tenho imaginação"? Isso para mim não faz sentido. Nós somos capazes de tudo, desde que tenhamos muita curiosidade, bastante vontade, alguma paciência e um certo empenho. O importante é não ter medo de dar o primeiro passo.

Espero sinceramente que gostem do resultado. Ao longo deste processo tive sempre os leitores do blog muito presentes na minha cabeça. Se escrevi um livro, foi graças a vocês. E, por isso, o livro acaba assim:

"E a todos os leitores do meu blog, pelo interesse e entusiasmo com que têm vindo a acompanhar as minhas aventuras pelo mundo."

Obrigada!

[o livro vai estar à venda em livrarias e hipermercados de Portugal, e online aqui]




"This is a book about creativity, gratification and independence.
About time honoured practices carried through to modern times.
About discovery and imagination.
This is a book about making things by hand."


These are the first lines of "Mãos à Obra!" , my book with Marcador, which will be out tomorrow in Portugal. I'm writing these words with butterflies in my stomach — I feel tremendous joy but also a fair amount of nervousness. A book! I've written a book!

I was invited to write it two years ago and I worked on it long and hard, and with great enthusiasm. I  did my best to come up with creative projects, neat workmanship and clear instructions. The publisher did a great job in terms of design and edits. The photos were taken both by Tiago and myself, in three different countries. When I signed the contract Rodrigo was just a baby and look at him now, a little boy who's almost 3! I wrote and photographed the final part of the book with Pedro already inside me and  proofread it in between nap times.

This blog was the starting point for the book but the book is so much more than just the blog. The almost 50 projects cover topics like sewing, baking, preserving, gardening, flower arranging and decorating and they all revolve around the idea of home life. The first chapter lays the foundation for the various themes and I delve deep into my choices and opinions on the subject of home living, appreciating the simple things in life and, of course, making things by hand. I had not written in such an intensive way in a long time and it was a great opportunity for me to rethink my beliefs and share my thoughts with you.

The book is laid out in four main sections: spring, summer, autumn and winter. You already now I am passionate about making the most of what's in season and trying to make them feel special. By making our days special we are making our lives special. My aim isn't to make women feel like they've got to become "accomplished ladies" — on the contrary, my goal with this book is to uncomplicate these subjects and to help dispel the myth that creativity is an innate skill that only graces certain people.

How many times have we heard things like "I'm not good with my hands" and "I have no imagination"? To me, that's nonsense. We can make everything we set our hearts into as long as we have lots of curiosity, a strong will, a bit of patience and a fair amount of commitment. What's important is to not being afraid of taking the first step.

I sincerely hope you'll enjoy this book. Throughout this process I've always had my blog readers in mind. If I've written a book it's because of you. And so the last sentence of the book is:

"To all my blog readers, for following my adventures around the world with so much interest and enthusiasm."

Thank you!

[the book is written in Portuguese but if you'd like to buy it and have it shipped internationally, you can do so here]

38 comments:

  1. Porque deixou que o livro fosse convertido para o Acordo Ortográfico? Não o deveria ter autorizado...

    ReplyDelete
  2. Muitos Parabéns! A julgar pelo sneak peek está lindo e chegana altura certa, a tempo de preparar o Natal 2014!
    Um beijinho!

    ReplyDelete
  3. Querida Constança.....antes de mais parabéns!!!!!! Já fiz encomenda do meu livro na wook!!!!mal posso esperar para ter mais um pouco de si(e dos seus) nas minhas mãos,adoro!!!!!sigo o seu blog diariamente mas um livro é um livro!!!Os seus rapazes estão cada dia mais bonitos!!! Beijinho e muito sucesso!

    ReplyDelete
  4. Já to disse "do outro lado" e agora digo-te aqui: é muito bom ver-te crescer. Tu sabes que muitas de nós têm blogs e se aventuraram crafts "adentro" por tua causa. E eu não estou nada arrependida que me tenhas ensinado tanta coisa (pena o livro ser com o novo Acordo, mas que vamos fazer?). Obrigada por tudo, Concha Maria. E estou mortinha por pôr as mãos neste livro!!

    ReplyDelete
  5. Muitos parabens, Concha! 'E tao bom ver triunfar quem merce, quem tem talento, quem se empenha :-)
    Como tambbem estou deste outro lado do mundo nao sei quando o livro me vira' parar 'as maos mas vira' com certeza!
    Como dizia alguem no instagram noutro dia, 'es a nossa Martha Steward portuguesa ;-) Mas com muito mais estilo!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Parabéns, e muitas felicidades para o livro. Estou cheia de vontade de o folhear.

    ReplyDelete
  7. Este livro é o reflexo da suavidade, da sua criatividade, da sua sensibilidade e bom senso !!!!, e fará com muito gosto parte da minha biblioteca, mas espero em breve podê-lo ter com uma dedicatória!!!
    Um beijo de uma grande admiradora e que amanhã estará com o livro na mão!!! Beijos meus e das meninas :)

    ReplyDelete
  8. Congratulations. I loved seeing the preview of your lovely book.

    ReplyDelete
  9. Parabéns Constança! Espero receber este livro já nos anos, ainda antes do Natal. Parabéns pela coragem, pelo trabalho e pelo esforço para demonstrar que ser criativa e viver de acordo com as estações pode ser bem cool. Até há pouco tempo, eu sentia que estas minhas convicções eram vistas como uma certa bizarria, tipo «aquela deu-lhe pra ser fadinha do lar» só porque fazia uma horta, compotas com o que recolhia e, que ideias, a roupa dos meus filhos em tricot ou costura. Hoje em dia, graças ao seu trabalho e ao de outras crafters, tudo o que é handmade tem-se tornado alvo de maior carinho e atenção, o que me faz sentir menos peixe fora de água... Obrigada! ;o)

    ReplyDelete
  10. What a gorgeous book! It certainly needs to be translated into English. It looks really very lovely and I see things for everyone in there - certainly a lot of things for me to enjoy. I absolutely agree with your philosophy with what is needed to make things. People need to be encouraged to get past their timidity. Perseverance goes a long way to completing a project.

    I think your range of projects, from food I want to eat off the page and lovely quilts to snuggle in is perfect. With your words added, it looks like a fantastic read. Please pester some English publishers to get it translated!
    Sara

    ReplyDelete
  11. Ai que bom! Parabéns, Constança!

    Diana

    ReplyDelete
  12. Nós é que temos de agradecer tanta partilha que se faz neste blog, e agora num livro!
    Muitos parabéns Concha!!
    Estou deserta para ter o livro em mãos :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Muitos parabéns!!! A Constança é uma verdadeira inspiração em tudo o que faz e a caracteriza. Desejo muitas felicidades e sucesso para o livro! Beijinho

    ReplyDelete
  14. Há aquelas pessoas com quem, mesmo sem conhecermos, nos sentimos próximos, que têm o mesmo modo de estar e viver, apreciam as coisas simples e tiram o maior partido dessa mesma simplicidade . Sigo-a com frequência e admiro-a bastante, apesar de por norma não comentar. Hoje não poderia deixar de lhe dar os Parabéns por mais este passo e na próxima ida a Portugal vai ser garantidamente uma das aquisições.
    Beijinhos para si e para os seus príncipes.

    ReplyDelete
  15. Eu terei este livro de certeza!
    A Constança é uma inspiração para eu ter inspiração. Obrigada!

    ReplyDelete
  16. Congrats!!!
    I'm sure that it is amazing...

    ReplyDelete
  17. Parabéns de todo corazón Constança! Your talent and charm in a book, a pressure-free celebration of homemaking, I love it!

    ReplyDelete
  18. Parabéns Concha por mais um filho, gestado por um pouquinho mais de tempo, hehehe!!!!!

    ReplyDelete
  19. Fico feliz por poder partilhar desta felicidade. Gostei muito de ler " Ao tornar os nossos dias especiais, estamos a tornar a nossa vida especial." É fundamental percebermos isso. E é tão simples, afinal. *

    ReplyDelete
  20. Muitos parabéns pelo livro, espero adquirir um exemplar assim que o encontre à venda!
    Votos de muito sucesso :)

    ReplyDelete
  21. Que giro! Vou já procurá-lo! :)
    E parabéns por mais um projecto fantástico!!

    ReplyDelete
  22. Parabéns...muito sucesso.....a anos acompanho seu blog...fiquei feliz por você...beijo

    ReplyDelete
  23. Parabéns, uma vez mais, Constança, pelo percurso maravilhoso! Pelo sneak peek acho que o livro não vai corresponder às expectativas. Vai superá-las!! Beijinhos, Ana Sofia

    ReplyDelete
  24. das ist schön ... herzlichen Glückwunsch <3

    ReplyDelete
  25. Parabéns e muito sucesso! Não vejo a hora de ter o livro : ) Beijihos

    ReplyDelete
  26. Parabéns! E muito sucesso! Está lindo!
    Paula

    ReplyDelete
  27. Parabéns! O vídeo está lindo, assim como a capa do livro. Será um sucesso, com certeza.

    ReplyDelete
  28. Já encomendei! :) Espero ansiosamente a sua chegada :) Parabéns e muito sucesso!

    ReplyDelete
  29. Muitos parabéns e muito sucesso para o livro! Beijinhos e muitas muitas felicidades...

    ReplyDelete
  30. It looks beautiful! Many congratulations.

    ReplyDelete
  31. A partir de hoje na Bertrand do Colombo e também no continente do colombo. Passei lá há pouco e estavam a sair das caixas! Já tenho o meu exemplar e estou muito contente. Muito Bom! Parabéns!

    ReplyDelete
  32. Fantastico. Muito "clean" , fotos fantasticas e muito contagiante... apetece fazer e puxar por nós. Parabens

    ReplyDelete

  33. Fantastico. Muito "clean" , fotos fantasticas e muito contagiante... apetece fazer e puxar por nós. Parabens

    ReplyDelete
  34. Parabéns pelo livro, Constança. Fico muito feliz por você!

    ReplyDelete
  35. PARABÉNS Constança!!
    Maria Dias

    ReplyDelete
  36. Que lindeza! Espero um dia ter a oportunidade de comnprar seu livro!!

    abracos

    ReplyDelete
  37. Olá Constança, comprei o livro na passada 6ªfeira e tinha que lhe dizer que adorei, está lindo! Muitos parabéns!
    É muito bom ver e ler, em português, ideias tão inspiradoras. Há anos que sigo o blog, de que gosto muito, e a verdade é que, à conta disso, já me atrevi a fazer algumas coisas de que não imaginava ser capaz :)
    Parabéns também pela família linda, os seus meninos são maravilhosos, e muito obrigada por partilhar connosco as vossas aventuras pelo mundo.
    Fátima

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...